Medir o poder de mercado de uma firma é algo que pode ser bastante complicado. Um mercado com apenas dois players pode ter uma estrutura com alto poder de mercado das duas firmas ou então ser extremamente competitivo, dependendo do produto, modelo de negócios, diferença de market share entre elas e muitas outras variáveis. No entanto, de forma geral, quanto mais players em um mercado, mais competitivo ele será e menos poder de mercado as empresas terão.
Uma maneira interessante de se quantificar a estrutura de um mercado é o Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Esse índice consiste em somar o quadrado das participações de mercado de cada empresa pertencente a um mercado específico. Esse índice, então, flutua entre 0 e 1. Onde 1 significa que o mercado é um monopólio e 0 uma competição perfeita com infinitas firmas de market share desprezível.
Um jeito interessante de avaliar o IHH é em um mercado com N firmas de mesmo market share (1/N). Nesse caso, o IHH será:
IHH = (1/N)^2 + (1/N)^2 + … + (1/N)^2 = N x (1/N)^2 = 1/N
Assim, percebe-se que o IHH será o inverso do número de firmas no mercado.
Essa conta é interessante para quantificar alguns cenários. Por exemplo: qual mercado tende a ser mais competitivo? Um com duas firmas idênticas ou um com uma firma de 80% de share e outra de 20% de share?
Se calcularmos o IHH das duas estruturas, veremos que a primeira estrutura tende a ser mais competitiva, pois a segunda estrutura equivaleria a um mercado com ~1,47 empresas idênticas, que é um mercado mais concentrado do que o da primeira estrutura que tem duas firmas iguais.