Você entende sobre títulos de renda fixa?

475

Os títulos de renda fixa são acordos entre os emissores do título e investidores. Esses acordos são basicamente empréstimos, tomados pelo emissor e dados pelo investidor. As principais características dos títulos de renda fixa são: (1) o emissor, (2) o valor de face, (3) o vencimento, (4) a frequência e a taxa do cupom e (5) a moeda. Explicamos um pouco mais sobre essas características abaixo.

Emissor

Existem diversas entidades que podem emitir títulos de renda fixa. As mais comuns são empresas privadas (exemplo: Ambev) e os governos nacionais, mas nada impede que governos estaduais e municipais assim como pessoas físicas emitam títulos de renda fixa. A título de curiosidade, o músico David Bowie já emitiu bonds (títulos estrangeiros) no passado, por exemplo. Em geral, o mercado separa os emissores em 3 tipos: (1) emissores relacionados a governo, (2) emissores corporativos (ou seja, empresas) e (3) emissores de dívida estruturada (structured finance), que incluem Sociedades de Propósito Específico (SPE) que securitizam ativos para emitir títulos.

Valor de Face

O valor de face, principal, ou par value é o valor que o emissor concorda em pagar ao investidor no dia do vencimento do título emitido. Os títulos podem ter qualquer valor de face, mas é comum a emissão ser feita em múltiplos de 1000. Na prática, a cotação dos títulos no mercado secundário é olhada em relação ao par value. Os títulos podem negociar a valor de face, a desconto ao valor de face e a prêmio em relação ao valor de face.

Vencimento

Os ativos de renda fixa podem ter vencimentos que vão desde um dia até a perpetuidade (sem vencimento). Tudo mais constante, títulos mais longos tendem a ser mais arriscados e apresentarem uma volatilidade maior em relação a títulos com vencimentos mais curtos. No vencimento, o emissor repaga o principal para o investidor.

Cupom

Os cupons são pagamentos de juros que ocorrem antes ou no dia da data de vencimento de um título. Vale ressaltar que o cupom é diferente da amortização. As amortizações são pagamentos do principal que ocorrem antes da data de vencimento. Existem dois atributos principais do cupom em um título de renda fixa: a taxa e a frequência. O cupom do título é obtido a partir do valor de face e da taxa, por exemplo, um título com taxa de 7% ao ano e valor de face de 1000 pagará 70 (7% x 1000) ao investidor anualmente. Já a frequência é a quantidade de pagamentos de cupons feitos durante o ano. Títulos com pagamentos semestrais e trimestrais são bastante comuns.

Moeda

Os títulos podem ser emitidos em qualquer moeda, mas os maiores mercados, naturalmente, são os de títulos emitidos em dólar ou euro. Existem casos especiais de bonds que pagam os cupons em uma determinada moeda e o principal em outra moeda e também de bonds que dão a opção ao investidor de receber os fluxos de pagamento em uma ou outra moeda.