Resultado Mensal (Julho/24)

0
1087

Introdução

Julho foi um mês positivo para os mercados acionários lá fora e aqui no Brasil, impulsionados por mais uma leva de dados mensais mostrando arrefecimento da inflação e mercado de trabalho nos EUA. A desaceleração da inflação e o aumento do desemprego nos EUA levantam a perspectiva de que o banco central inicie finalmente um ciclo de queda de juros este ano, após mais de dois anos de aperto monetário para combater a inflação que surgiu com a pandemia de covid-19. Com isso, a taxa de juros 10 anos nos EUA caiu de 4,49% para 4,09% no mês e o S&P 500 (principal índice de ações americano) subiu +1,1%. Os mercados de juros e ações no Brasil corresponderam o otimismo lá de fora, com o Ibovespa entregando uma alta de +3,0% e a curva de juros pré-fixada fechando entre 20 e 45 pontos base nos vencimentos de três anos ou mais (os contratos com vencimentos mais curtos tiveram leve alta nas taxas).

Resultado do Versa Institucional FIA (nossa principal carteira de ações)

A principal carteira de ações dos fundos da Versa, representada pelo fundo Versa Institucional FIA, teve retorno positivo de +1,7% em julho. As maiores contribuições vieram das ações de Lojas Renner, Ecorodovias, 3Tentos, JBS e Vulcabras. Todas foram positivamente impactadas pelo melhor cenário para os juros. No caso de Ecorodovias, a empresa divulgou um resultado forte para o segundo trimestre (mais sobre isso abaixo). No caso de JBS, o mercado ficou otimista sobre o resultado do segundo trimestre, que ainda não foi divulgado por completo mas sobre o qual já conhecemos os números da operação de frango nos EUA, pois a subsidiária americana da JBS reportou bons resultados (PPC).

Institucional FIA
+Posição Long1,95%
+Caixa e custos-0,21%
=Total1,74%
Benchmark (Ibov)3,02%
=Excesso Benchmark-1,29%
Destaques do mês- Institucional FIA
MaioresContribuiçãoMenoresContribuição
Moura Dubeux1,34%BR Partners-0,55%
Lojas Renner0,74%Grupo Soma-0,31%
EcoRodovias0,54%Energisa-0,24%
3 Tentos0,34%Suzano-0,21%
JBS0,26%General Motors-0,20%

Resultado dos fundos Long-Biased (carteira de ações mais alavancagem)

Os fundos long-biased da casa também tiveram um mês positivo, com altas de +1,1% e +1,5% para o Versa e o Fit, respectivamente. Esses tiveram desempenho levemente inferior ao entregue pelo Institucional FIA devido ao fato da carteira principal de ações ter tido um desempenho mais fraco que o Ibovespa no mês. Os fundos long-biased se alavancam com a venda a descoberto de contratos de BOVA11, que por sua vez acompanham o Ibovespa.

Versa Long Biased
+Posição Long2,75%
Carteira long0,98%
x
Alavancagem2,81
+Posição Short-0,81%
Carteira short (Bova11)4,3%
x
Alavancagem short-0,19
+Hedge-0,28%
+Financiamento, Caixa e Custos-0,55%
=Total1,11%
Benchmark (CDI)0,91%
=Excesso Benchmark0,21%
Fit Long Biased
+Posição Long2,92%
Carteira long1,82%
x
Alavancagem1,61
+Posição Short-1,02%
Carteira short (Bova11)3,3%
x
Alavancagem short-0,31
+Hedge-0,14%
+Financiamento, Caixa e Custos-0,22%
=Total1,54%
Benchmark (CDI)0,91%
=Excesso Benchmark0,63%

Resultado do fundo Versa Genesis

O Versa Genesis registrou uma alta de +4,0% no mês de julho, impulsionado pelo desempenho positivo de TIM e Ecorodovias, que reportaram resultados satisfatórios relativos ao 2o trimestre de 2024.

Em particular, a Ecorodovias continua apresentando resultados melhores do que o previsto, graças a um forte crescimento no tráfego de veículos e a um bom controle de custos. A empresa está atualmente negociando a um múltiplo P/E de 5x para 2024, com concessões que estão longe de expirar; a próxima concessão a vencer será apenas em 2033.

A TIM também segue entregando resultados sólidos. O setor de telefonia móvel continuou entregando um crescimento superior à inflação, impulsionado por um mercado aparentemente mais comportado pós consolidação da Oi móvel. Além disso, a empresa tem mantido um bom controle sobre seus investimentos em capital, o que tem contribuído positivamente para a geração de caixa da empresa. 

Neste mês, também disponibilizamos mais detalhes sobre algumas posições do fundo, com artigos sobre a Ecorodovias, Copasa e o início de uma posição Long & Short no fundo.

Genesis
+Posição Long3,04%
Carteira long1,69%
x
Alavancagem1,80
+Long & Short1,26%
+Financiamento, Caixa e Custos-0,35%
=Total3,96%
Benchmark (IPCA +YIMA-B)0,84%
=Excesso Benchmark3,12%
Destaques do mês – Genesis
MaioresContribuiçãoMenoresContribuição
TIM2,27%Sabesp-1,78%
EcoRodovias1,79%Energisa-1,34%
Copasa1,54%Neoenergia-0,54%
Copel0,79%CPFL Energia-0,21%
Allos0,51%Allos0,51%

Resultado do fundo macro Versa Tracker

A principal posição no fundo Versa Tracker são títulos públicos pré-fixados. A alta já citada dos mesmos foi a maior contribuição ao bom desempenho do fundo, que subiu +1,8% no mês. O Tracker também foi ajudado pela carteira RFStocks, também presente no Tracker apesar de em menor grau que no Genesis.

Tracker
+Bolsa-0,42%
+Macro2,25%
+Hedge-0,13%
+Caixa e Custos0,10%
=Total1,80%
Benchmark (CDI)0,91%
=Excesso Benchmark0,89%

Agradecemos a confiança depositada.

Atenciosamente,

Equipe Versa

Disclaimer: As opiniões, análises e informações contidas nesse artigo não constituem recomendação de investimento, nem tampouco material de oferta para subscrição, compra ou venda de títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, cotas em fundos de investimento ou qualquer produto ou serviço de investimentos. Declarações contidas neste artigo relativas às perspectivas dos negócios, projeções de resultados operacionais e financeiros, bem como referências ao potencial de crescimento das companhias citadas, constituem meras previsões, baseadas nas expectativas do analista responsável em relação ao futuro. Essas expectativas são altamente dependentes de fatores incertos, como o comportamento do mercado, da situação econômica do Brasil, da indústria e dos mercados internacionais. Portanto, cada declaração aqui escrita está sujeita a mudanças, e não deve ser utilizada como insumo para qualquer estratégia de investimento pessoal ou institucional. A Versa Gestora de Recursos Ltda., seus sócios e colaboradores, por meio dos fundos de investimentos da casa, podem ou não estarem posicionados em títulos e valores mobiliários de emissores aqui mencionados, de forma que eventualmente influencie nas opiniões e análises aqui presentes.