Porque não operar Fundos de Investimento

1011

Resgatar quando o fundo sobe para aplicar quando o fundo cai pode parecer uma boa estratégia, mas não é! Nesse vídeo fizemos 16 mil simulações para mostrar que operar o fundo de investimento, na média / mediana, resulta em retornos menores do que deixar o investimento lá e esquecer.

Para imitar um cotista operando o fundo fizemos a seguinte simulação:

Ao final de cada ano, se o fundo subiu o cotista resgata o lucro e investe no CDI (5%). Se o fundo caiu ele aporta o prejuízo, fica “devendo” e paga CDI de juros sobre esse aporte. Dessa forma o cotista sempre começa os anos com R$ 100 mil e um crédito/dívida aplicados no CDI. No final de 10 anos somamos o valor aplicado no fundo com os valores retirados/aportados a cada ano. Foram feitas 400 simulações para cada nível de risco (volatilidade) e sharpe (retorno/volatilidade).

A matemática não mente: um cotista que resgata quando sobe e aplica quando cai lineariza o retorno do investimento e perde o benefício dos juros compostos. Deus inventou o juros compostos para deixar todo mundo rico, não linearize os retornos! Não repara na conta errada do 4:47 😉 BONS INVESTIMENTOS !